“Aliados: agora é a hora de estar a serviço da libertação negra. Limite sua resposta ao que é de ajuda real e tangível para nós. Dê dinheiro, ligue para seus representantes, proteja os negros em protestos, eleve nosso trabalho e nossas vozes. Não nos faça nadar através de suas lágrimas enquanto lutamos. ” ~ Ijeoma Oluo

Contexto

Sou psicóloga branca, milenar, cisgênero e trabalha na cidade de Nova York. Na esteira do linchamento moderno de Ahmaud Arbery e da execução pública da polícia por George Floyd e do assassinato sem sentido de Breonna Taylor e de muitos outros negros americanos, notei algo sobre como meus clientes brancos e eu estamos lutando para conseguir ação anti-racista e como enfrentar nossa cumplicidade com o racismo.

Eu notei isso, mesmo muito bem-intencionado. Os brancos que se dedicam ao combate à injustiça racial podem se envolver em lutar com sua vergonha, em vez de se concentrarem em tomar ações significativas. Quero falar sobre por que nossa vergonha não está ajudando ninguém.

Ao divulgar isso no mundo, sinto-me ansioso. Não quero ocupar o espaço que precisa ser aberto para as vozes negras. Quero reconhecer que posso cometer erros aqui dos quais me arrependo no futuro. Minha intenção é ser aberta e aprender.

Estou mencionando meu processo interno aqui, porque é minha tentativa de não deixar a vergonha me impedir de fazer o meu melhor para contribuir para a mudança. Espero que, escrevendo sobre a psicologia da vergonha e da culpa, possa ser útil a outras pessoas, pois pretendemos mudar da reatividade da vergonha e encerrar o trabalho para um anti-racista eficaz.

Vergonha vs. Culpa

Segundo Brené Brown, “a vergonha é um foco no eu, a culpa é um foco no comportamento. A vergonha é “eu sou ruim”. A culpa é “eu fiz algo ruim”. A culpa pode ser uma emoção adaptável. Ele nos permite perceber quando nossas ações causaram danos e pode nos motivar a fazer reparos. No entanto, muitos de nós não desenvolveram a capacidade de sentir culpa por nossas ações sem que nossa experiência se transformasse em vergonha de quem somos. A vergonha pode levar a ocultação, negação e intensa autocrítica e ataque.

Então, por que a vergonha não ajuda? Não devemos nos sentir envergonhados? Uma pessoa razoável sentiria vergonha da cumplicidade em um sistema de opressão secular, violência contra os negros e injustiça racial. Também faz sentido que, uma vez que os negros na América tenham sido abusados ​​e explorados por um sistema racista por séculos, muitas pessoas possam sentir que os brancos devem sentir vergonha. E embora tudo isso faça sentido, infelizmente, a vergonha não motiva os humanos a fazerem melhor.

Psicólogo copacabana, Psicólogo em copacabana

Por que a vergonha é um problema?

O maior problema de nossa vergonha é como nós, como humanos, reagimos a ela. Quando o confronto com nossos erros leva a sentimentos de inutilidade e até ódio próprio, muitas vezes fazemos qualquer coisa para evitar enfrentar nossas ações. Então, usaremos duas grandes estratégias para nos ajudar a escapar da vergonha: distração e prevenção.

Distração e Prevenção

Com distração e evasão em jogo, nunca precisamos fazer um inventário autêntico de nossas ações e crenças em primeiro lugar. É assim que eles se desenrolam em interações e situações típicas: se nosso racismo é trazido à nossa atenção por meio de nossas próprias percepções ou das dos outros, continuaremos a negá-lo ou afastá-lo com desculpas e justificativas ou até raiva.

Também podemos tentar nos engajar em ações que podem parecer anti-racistas, mas visam nos ajudar a evitar olhar para os nossos erros. Com que frequência nossas postagens nas mídias sociais visam fazer com que nos sintamos bons aliados, em vez de ter um verdadeiro impacto positivo na vida dos negros? Ou, podemos evitar falar ou agir porque temos medo do que as críticas dos outros nos farão sentir sobre nós mesmos.

A negação e as Olimpíadas mentais em que precisamos nos envolver para superar nossa vergonha são inquestionavelmente prejudiciais. Mesmo se pudermos fugir temporariamente de nossa vergonha, ela sempre nos alcançará porque vive dentro de nós. Em algum momento, esperamos chegar à conclusão de que ignorar, ficar quieto ou se envolver em uma aliança performativa não pode realmente nos proteger de nossa vergonha.

Vergonha Sobrecarregar

Nesse ponto, podemos iniciar o processo de realmente examinar nosso racismo e trabalhar em direção a mudanças positivas. No entanto, esse processo pode ser facilmente frustrado por nossa reação à vergonha. Sabemos que isso está acontecendo quando nos encontramos colados às mídias sociais, incapazes de funcionar.

Ficamos impressionados com nossa tristeza a ponto de não podermos mais examinar nossas ações particulares e trabalhar em direção à correção compassiva. Vemos cada um de nossos crimes como confirmação de nossa natureza imperfeita, impotência e desesperança. Ainda podemos querer agir, mas estamos muito consumidos com nossa própria tristeza para descobrir como.

Por que nos entregamos à vergonha

Há muitas razões pelas quais podemos ser vítimas de um estado tão envergonhado. Nossas mentes não entendem que o tempo avança e que só podemos afetar o presente e o futuro, e não mudar o passado. Nossos cérebros acreditam que estamos “literalmente” no passado novamente, quando estamos pensando sobre isso. Portanto, ruminar nossos erros passados ​​parece uma maneira de apagar ou desfazer nossos crimes passados.

Em um nível subconsciente, nossas mentes podem pensar que nossa penitência depende de nosso sofrimento. Somente se nos sentirmos mal o suficiente seremos perdoados e nossa vergonha se dissipará. Estamos deixando nossa vergonha nos devorar, porque acreditamos que esta é a única maneira de nos livrar dela. Infelizmente, não há restituição na auto-flagelação auto-indulgente. Quando estamos ocupados nos atacando, não podemos lutar por justiça racial.

Quando estamos tentando evitar ou nos livrar das emoções que surgem ao ver nossos erros, somos desconectados de nossa capacidade de agir de maneira significativa. Não podemos praticar o anti-racismo até aprendermos a não cair em vergonha. Nossa vergonha não está ajudando ninguém – nem nós mesmos, e certamente não os negros nos EUA.

A vergonha é o problema. O que podemos fazer sobre isso?

Como podemos fortalecer nossa capacidade de perceber que cometemos algo errado sem nos envergonharmos? O trabalho de ativistas negros e líderes de pensamento sobre anti-racismo nos fornece a chave para essa mudança de mentalidade. Ibram X. Kendi discute que, de uma perspectiva anti-racista, “não deveríamos estar dizendo que é quem é uma pessoa … devemos estar dizendo que é isso que uma pessoa está fazendo no momento”. Podemos perceber uma ação que realizamos ou uma suposição de que somos racistas sem nos percebermos racistas.

Psicólogo copacabana, Psicólogo em copacabana

Podemos pensar em nossos pensamentos racistas como não nossa própria criação, mas o produto de sermos criados em uma sociedade onde somos inundados com mensagens supremacistas brancas. Essa perspectiva gera compaixão e nos permite passar da vergonha e do ataque egoístas para um exame autêntico do nosso racismo sem defesa.

Na ausência de vergonha, podemos contar como nossa cumplicidade contribuiu para a desigualdade racial e a violência brutal contra os corpos negros e sentir o desgosto e o remorso que resultam dessa percepção. Podemos usar nossa culpa para alimentar nosso compromisso com a ação e nos impulsionar para um trabalho ativo de reparo, alinhado com nossos valores anti-racistas escolhidos. Essa perspectiva nos dá um caminho a seguir.

Como escreve Ijeoma Oluo, “a beleza do anti-racismo é que você não precisa fingir que está livre do racismo para ser um anti-racista. Anti-racismo é o compromisso de combater o racismo onde quer que você o encontre, inclusive em si mesmo. Isso nos capacita a agir para desenraizá-lo. ” Se quisermos enfrentar nosso próprio racismo, precisamos aprender a identificar o racismo como inimigo em vez de nós mesmos. Caso contrário, nossa vergonha certamente atrapalhará.

O que podemos fazer quando já sentimos vergonha?

O que podemos fazer nos momentos em que já sentimos vergonha? Como podemos continuar a agir de forma eficaz? Aqui, acho que as habilidades que aprendi com as terapias comportamentais contextuais (Terapia de Aceitação e Compromisso e Terapia Focada em Compaixão) são úteis.

Examine a função do comportamento

Eu tento ficar muito claro sobre a função do meu comportamento quando minha energia é direcionada para a vergonha. Estou realizando uma mudança significativa no mundo ou estou sentado no meu apartamento, perdido em pensamentos? Tento examinar os resultados do meu comportamento com honestidade e sem julgamento.

Mover para valores

Em seguida, tento conectar-me aos meus valores. Se eu desacelerar e me perguntar o que é que sinto vergonha, a resposta é sempre algo com o qual me preocupo profundamente. Estou sentindo essas emoções difíceis porque me preocupo com o anti-racismo. A partir dessa mudança de perspectiva, posso me perguntar o que é uma verdadeira ação significativa que posso tomar em relação a esse valor neste momento.

Quando estou conectado aos meus valores, posso ser mais tolerante e compassivo comigo mesmo e com minhas experiências de vergonha, porque lembro que isso não me serve para ser pego na luta com ele. Com gentileza, posso carregar minha dor comigo, enquanto continuo movendo meus pés em direção ao que é importante.