Você já reparou quanto tempo gasta pensando em situações negativas ou dolorosas, ruminando e repetindo o que não está funcionando em sua vida? Não é só você. A última estatística que li afirmou que 80% de nossos pensamentos são negativos e 95% repetitivos. Estranhamente, quanto mais negativa é a experiência, mais voltamos a ela. Como abutres em uma carcaça, somos atraídos pelo que dói. Como diz o ditado budista, queremos felicidade e, no entanto, perseguimos nosso sofrimento. Por quê? O que está na raiz do vício da nossa mente no sofrimento, por que nos apegamos compulsivamente à nossa dor e como podemos mudar esse nosso hábito imprudente e inútil?

Voltamos ao nosso sofrimento, porque, fundamentalmente, estamos tentando fazer com que a experiência negativa seja diferente. Nossos replays mentais são tentativas de reescrever o que não queremos em uma nova realidade. Se conseguirmos entender nossa dor com mais clareza, passar mais tempo com ela, poderemos descobrir isso – em outras palavras, fazê-la desaparecer. Se pudermos saber a causa, quem é o culpado e o que precisa ser feito, ficaremos bem.

Nós nos apegamos à nossa dor, paradoxalmente, em um esforço para descobrir como deixá-la ir.

Com a dor, ou qualquer tipo de experiência negativa, surge uma série de sentimentos desconfortáveis. Em resposta aos sentimentos que não queremos, nossa mente assume o controle e nos guia em uma direção mais familiar. Uma e outra vez, a mente reestrutura e reformula o conteúdo de nossa dor, em um esforço para evitar senti-la diretamente. A mente sempre escolherá pensar na dor, em vez de experimentá-la diretamente.

Assim, também nos apegamos contra o intuitivamente ao sofrimento como uma maneira de cuidar de nós mesmos. Pensar continuamente no que dói nos ajuda a sentir que nossa dor é importante, que não aconteceu por nenhuma razão e que não será esquecida. Nossas ruminações premiam nossa importância e valor sofridos, que nem sempre recebem daqueles de quem os querem. Parar de revisitar nossa dor pode parecer abandoná-la, seguir em frente antes de ser realmente ouvida ou tratada.

A dor também está profundamente entrelaçada com o nosso senso de identidade. Lembramos a nossa dor como uma maneira de manter viva nossa narrativa pessoal, nossa história de mim, o que aconteceu comigo e minha vida. Estamos profundamente apegados às nossas histórias de sofrimento; Você poderia dizer que amamos nossa dor. Como resultado, relutamos em deixá-lo ir, para parar de trazê-lo de volta ao momento presente, mesmo quando ele não é mais útil ou ativo. Fazer isso seria perder o contato com quem acreditamos ser fundamentalmente, o que nos torna.

Psicólogo copacabana, Psicólogo em copacabana

Se não nos lembrássemos de nossa história, poderíamos esquecer quem somos em nossas mentes e depois o que? Quem seríamos e como seria a vida se não nos relacionássemos com uma ideia já formada de quem somos?

Em um nível existencial, retornar ao nosso sofrimento nos permite sentir um sentimento primordial de eu, sentir que existimos. Nós nos experimentamos como um eu distinto quando pensamos em um problema. Com um problema em andamento, a mente pode se sentir viva e trabalhando, e como nos imaginamos sinônimo de mente, nosso senso de auto também está vivo e forte nesse processo. Na verdade, é através do processo de pensar que criamos um senso de si; nós literalmente pensamos em existir.

Desistir de refletir sobre os problemas parece ameaçador em um nível primordial. Como saberíamos que estávamos aqui se não continuássemos engajando a mente em problemas, a própria atividade que permite que a mente se sinta? Como saberíamos quem somos se não através da mente pela qual sabemos que somos? O que aconteceria se parássemos de lembrar e restabelecer quem somos o tempo todo? Sem uma agenda do que precisa ser consertado, perdemos literalmente nossa separação da vida.

Nosso vício em sofrer é, em algum nível, impulsionado pelo desejo de se sentir melhor. Mas, independentemente disso, o resultado é que isso nos faz sentir piores e nos faz sofrer mais do que realmente precisamos. O que pode ser feito, então, para acabar com esse vício em dor?

Soluções

  1. Desenvolva a conscientização. A chave para quebrar qualquer hábito é a conscientização. Comece a perceber os momentos em que você está optando ativamente por revisitar sua dor, para literalmente direcionar sua atenção de volta ao que poderia incomodá-lo. Torne-se consciente de sua tendência a inserir momentos de paz com pedaços de sofrimento. Observe que você está fazendo isso consigo mesmo.
  2. Reconheça que você foi pego. Quando você perceber que está na toca do coelho da sua história de sofrimento, velcro, pare um momento e reconheça que está lá, que foi pego. Diga em voz alta: “Uau, eu estou realmente preso”; “Estou realmente fazendo isso comigo agora”; ou quaisquer que sejam as palavras. Pare por um momento e, com gentileza, esteja com você mesmo exatamente onde está, reconheça a verdade de se sentir impotente ou preso dentro de sua história de dor.
  3. Informe-se. Pergunte à sua mente (sem julgamento) o que ela espera realizar ao atrair sua atenção de volta ao seu sofrimento. É descobrir o seu problema, fazê-lo sair de uma maneira diferente, fazer sua dor ser ouvida? Você precisa se lembrar da dor para se proteger contra isso novamente? É assustador apenas me sentir bem? A lembrança do seu problema o aterra?

Fique curioso sobre as intenções de sua mente: a repetição e a reflexão remetem à paz? Isso faz você se sentir melhor? Eventualmente, você descobrirá que tentar entrar em paz com a mente é como tentar abrir uma fechadura com uma banana; é simplesmente a ferramenta errada. Na próxima vez que voltar ao local da sua dor, lembre-se de que mais pensamentos não funcionam e você saberá disso por sua própria experiência, sua própria pergunta. O fracasso é um ótimo professor aqui.

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  1. Mude seu foco de pensar no problema para realmente senti-lo. Sinta onde e como em seu corpo, em quais sensações você está experimentando essa história de dor. Você pode colocar a mão no coração enquanto faz isso e oferecer a si mesmo algumas palavras doces, talvez até uma oração de cura por esse sofrimento. Solte sua história principal e mergulhe em uma experiência sentida pelo corpo.
  2. Diga “não” ou “pare” em voz alta. Podemos aprender a dizer “não” às inclinações de nossa mente, assim como dizemos não a uma criança que está fazendo algo que a prejudicará. Às vezes, uma parte mais sábia e mais evoluída de nós precisa intervir e acabar com o comportamento prejudicial em que a mente está envolvida. Diga “não” ou “pare” em voz alta, para que você possa ouvi-la e experimentá-la diretamente através de seus sentidos, ao invés de apenas mais um pensamento dentro da mente viciada em negativo.
  3. Pergunte a si mesmo, o que está em risco se você soltar sua dor? Investigue o que parece perigoso em viver sem se lembrar do que aconteceu com você e do que ainda está errado. Faça a escolha ativa para não preencher o seu agora com o passado. Seja ousado: crie uma nova identidade que não seja reunida em sua narrativa pessoal, mas sempre nova e sempre mudando.

No processo, você descobrirá que pode estar inteiramente bem e feliz neste momento sem precisar voltar e fazer com que tudo que veio antes seja diferente.